sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guarde sua fé

Significado de Guardar:
a) Vigiar para defender: guardar as fronteiras; guardar um prisioneiro;
b) Conservar, preservar: Ela guarda todas as cópias das cartas; guarda as fotografias da infância;
c) Arrumar: Guardar a roupa na gaveta;
fonte: http://www.lexico.pt/guardar/



"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7)
Que maravilha ler Paulo fazendo sua auto-avalição a respeito de seu chamado, de seu trabalho como servo de Deus e sobre sua fé. Incrível ver como ele terminou seu papel aqui nesta terra, vigiando, defendendo, conservando e preservando até o final sua fé em Jesus.

Sabemos que a fé é imprescindível na vida cristã, mas vemos muitos cristãos com sua fé abalada e a pergunta é: o que fazer para ter uma fé inabalada?
"Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4).
Para saber o que Deus está falando temos que buscá-lo através da leitura da bíblia, oração, jejum e congregar na igreja de Cristo.
Temos que exercitar nossa fé, crendo cada dia mais no Reino dos céus. Querendo e dedicando-se no crescimento espiritual.

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem." (Hebreus 11:1-3)

Temos que mudar a nossa realidade, deixarmos de ser cristãos mais carnais e passarmos a ser mais espirituais, e isso só acontecerá quando colocarmos nossa fé em ação, crendo no poder do Espírito Santo agindo em nossas vidas, em nossas famílias, em nossa igreja, enfim..
Crendo no derramamento do poder de Deus pela fé.

Difícil é, mas não impossível para o Todo Poderoso, porque é o próprio Deus quem coloca fé em nossos corações e nos convence de nossa dependência por Ele, fazendo-nos entender a necessidade de buscá-lo cada dia mais.
A realidade de hoje é relatada por Paulo a Timóteo:

"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão esgoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder......São homens de todo corrompimento na mente, réprobos quanto a fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles".(II Timóteo 3:1-6,9)

Realidade dura que muitas vezes faz nossa fé se abalar.
Mas logo lembramos de Moisés, Noé, Abraão, Enoque, José e tantos outros relatados em Hebreus 11, exemplos que mostram o triunfo vindo pela fé em Deus e a disciplina em conseva-lá acima de todas as dificuldades ou desanimos.

"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-se sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:14-15)

Não desanime, permaneça na confiança que o Senhor lhe ajudará a guardar a fé que é devida para avançar na caminhada cristã.
Pela fé, confie seus problemas, sua vida, seus sonhos, sua família, no altar de Deus, e pacientemente espere nEle. Na hora certa ele moverá céus e terra a seu favor.